Cirurgias do Fígado

As cirurgias do fígado, chamadas de hepatectomias, são procedimentos altamente especializados indicados para o tratamento de tumores primários, metástases, doenças benignas complexas e, em casos selecionados, para doação e transplante hepático.

O fígado é um órgão com grande capacidade de regeneração. Isso permite que partes do órgão possam ser removidas com segurança, desde que um volume adequado de fígado saudável seja preservado. O planejamento cirúrgico é feito com exames de alta precisão, como tomografia, ressonância magnética e reconstruções tridimensionais, garantindo máxima segurança e precisão.

benignas

  • Tumores benignos com risco de complicação

  • Doenças das vias biliares como colédocolitíase (presença de cálculo na via biliar)

  • Doação intervivos e transplante de fígado.

Malignas

  • Câncer primário do fígado (hepatocarcinoma ou colangiocarcinomas)

  • Metástases hepáticas, especialmente de tumores colorretais

Sempre que possível, as cirurgias são realizadas por técnicas minimamente invasivas, como laparoscopia ou cirurgia robótica, proporcionando menor dor, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.

O tratamento é individualizado e definido em conjunto por uma equipe multidisciplinar, que envolve cirurgiões, oncologistas, radiologistas, patologistas e especialistas em fígado. O objetivo é sempre oferecer a melhor estratégia terapêutica, com foco em segurança, eficácia e qualidade de vida.

Próximo
Próximo

Cirurgia do pâncreas